terça-feira, 24 de maio de 2011

Interpretação de Texto

O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

Interpretando o Texto

1- Identifique os pares de rimas presentes.

2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?

3-Quem é o personagem principal do texto?

4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?

6- E você, o que responderia para ele?

 Gramática1- Leia em voz alta as palavras do quadro e escreva-as separando em sílabas:
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática

2- Pinte as sílabas que foram pronunciadas com maior intensidade.

3- Copie completando.

Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade.

4 – Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, identifique aquelas que não fazem parte dos conjuntos:


café favor
puder
salão nuvens



junto galinha
caderno
canto médico

música gramática
tônica
sílaba também

5 – Faça um quadro distribuindo as palavras da atividade anterior nas colunas correspondentes. Atenção: observe a posição das sílabas tônicas!
Oxítona Paroxítona Proparoxítona
(última) (penúltima) (antepenúltima)

6 – Reescreva as palavras a seguir, separando-as em sílabas:
a) cafezinho e) companheirismo i) relaxados
b) paralelepípedo f) conversando j) concordaram
c) alegremente g) juramento l) caprichávamos
d) encadernação h) solenidade m) sensação

7 – Pinte a sílaba tônica das palavras da atividade anterior.

Vamos Produzir

Pense em algo de que goste muito. Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um jogo ou um brinquedo. Faça um desenho dele e escreva como ele é importante para você, como o ganhou ou o comprou, quem lhe deu e quando. Escreva também todos os sentimentos e idéias que ele desperta em você, além de todas as suas características.














[colera1.JPG]
[colera2.JPG]


1. Quem são as personagens dessa historinha?
2. Quem a menina encontrou no caminho?
3. A música cantada pela menina e a fala do Menino Maluquinho nos faz lembrar personagens de histórias bem conhecidas. Quais são elas?
4. A menina perguntou "Você errou de 'script' ou tá me chamando de porquinha?" Por que?
5. Quem é o autor dessa história em quadrinhos?
6. Você sabe o que é "script"? Por que essa palavra está entre aspas?
7. Observe o primeiro quadrinho. Como é possível saber que a menina estava cantando?
8. Agora observe o segundo quadrinho. Por que a palavra "GRÁÁÁ" está escrita com letras maiores do que as outras?
9. Qual a reação da menina no segundo quadrinho? O que demonstra isso?
10. Observe o terceiro quadrinho. Qual o significado da palavra "bufar"? Encontre um sinônimo para essa palavra.

OBSERVE OS QUADRINHOS COM ATENÇÃO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS

Folhinha, São Paulo, Agosto de 2004
1. Onde esse texto foi publicado?
2. O que o dono do Garfield estava fazendo no primeiro quadrinho?
3. Porque você acha que o Garfield não estava por perto?
4. Você acha certa a atitude do Garfield? Explique!


1. No texto, uma passagem engraçada é:
a) ( ) “Amarre um feixe de ramos secos”.
b) ( ) “A versão moderna da vassoura tem suas limitações”.
c) ( ) “Bata numa superfície dura”
d) ( ) “Enfie o cabo da vassoura no feixe”.
2. No trecho “Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades”, a palavra sublinhada refere-se:
a) ( ) a altura do voo.
b) ( ) a bengala da bruxa.
c) ( ) a bruxa machucada.
d) ( ) a vassoura mágica.
3. O texto é divertido PRINCIPALMENTE porque:
a) ( ) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
b) ( ) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
c) ( ) ensina como a bruxa deve limpar sua casa.
d) ( ) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.
4. Retire do texto:
a) Uma palavra que apresenta um ditongo.
b) Uma palavra que apresenta um tritongo.
Texto aplicado na PROVA BRASIL 2009.


1. O que acontceu com o Cebolinha no teceiro quadrinho?
2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) ( ) o primeiro. c) ( ) o terceiro.
b) ( ) o segundo. d) ( ) nenhum, não há interjeições nessa tirinha.
3. No segundo quadrinho, que recursos visuais o autor utilizou para indicar que o vaso quebrou?
4. As onomatopéias são:
a) ( ) palavras que representam sentimentos.
b) ( ) palavras que representas gritos.
c) ( ) palavras que representas som.
d) ( ) sinais que representam movimento.
5. Complete as frases de acordo com o numeral solicitado.
a) Cebolinha quebrou ____________________ vaso. (cardinal)
d) Cebolinha quebrou o ____________________ vaso. (ordinal)
b) Cebolinha quebrou o ____________________ dos vasos. (multiplicativo)
c) Cebolinha quebrou ____________________ do vaso. (fracionário)


1) Quem são os personagens da historinha?
2) Porque nessa historinha aparecem vários pontos de exclamação?
3) No terceiro quadrinho, além de gritar, o que mais Carol fez ao descobrir o saco plástico?
4) Porque Carol chegou a conclusão que fosse poluição?
5) Observe a seguinte frase: O saco plástico foi jogado por banhistas.
O diminutivo da palavra destacada é:
a)( )sacolão b)( ) sequilho c)( ) sacola d)( ) saquinho
6) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:
a)( ) Carol b)( ) menina c)( ) muito d)( ) medrosa

7) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distante.
O sinônimo da palavra destacada é:
a)( ) perto b)( ) longe
8) Reescreva apenas os adjetivos das frases nas linhas abaixo.
a) Uma água-viva é linda.                 
b) A Carol é muito medrosa.
C) Corajoso é o Menino Maluquinho.
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947

1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) ( ) alegrou-se com a cena.
b) ( ) ficou indiferente.
c) ( ) solucionou um problema social.
d) ( ) fiou chocado com o espetáculo.
2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a) ( ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.
b) ( ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) ( ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) ( ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.
3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) ( ) prazer.
b) ( )admiração.
c) ( ) pena.
d) ( ) desprezo.
4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) ( ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.
b) ( ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) ( ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) ( ) o homem deve ser tratado como animal.
5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) ( ) a própria fome.
b) ( ) a imundice do pátio.
c) ( ) o cheiro da comida.
d) ( ) a amizade pelo cão.
6. O assunto do texto é:
a) ( ) a imundice de um pátio.
b) ( ) um bicho faminto.
c) ( ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) ( ) a triste situação de um homem.
7. Destaque o verbo nesta frase: “Vi ontem um bicho na imundice do pátio.”
8. Este poema serve para:
a) ( ) distrair.
b) ( ) informar sobre um acontecimento.
c) ( ) partilhar um sentimento.
d) ( ) informar sobre a vida de um homem.
9. Esse texto apresenta:
a) ( ) fato.
b) ( ) opinião.
c) ( ) descrição.
[145.jpg]
[146.jpg]
[148.jpg]
[149.jpg]